Curso 1 - Metodologias estatísticas de avaliação de satisfação de utilizadores/clientes

Duração

   40 horas

Formato

   Misto (ao vivo - online). A parte online da formação será realizada através da plataforma Zoom.

Motivação

   A avaliação do grau de satisfação relativo a serviços prestados e/ou a novos produtos desempenha um papel de elevada importância, tanto na identificação de pontos fracos como na identificação de ações de melhoria. 

Objetivos

   Familiarizar os participantes com técnicas estatísticas de avaliação de satisfação de utilizadores/clientes.

Metodologia

   50% de exposição teórica e 50% de trabalho prático. O curso será ministrado com o software IBM-SPSS.

Destinatários

   Estudantes de mestrado e de doutoramento e investigadores de diferentes áreas que pretendam proceder a análises estatísticas quantitativas de avaliação de satisfação de utilizadores/clientes.

Conteúdos programáticos

1. Variáveis; escalas de medida (tipo Likert e Cantril); dimensões e indicadores;

2. Desenho e avaliação da qualidade de questionários de satisfação;

3. Construção de índices sintéticos e respetiva fiabilidade;

4. Descrição de resultados: representações gráficas; tabelas de frequência; estatísticas descritivas;

5. Comparação de distribuições com base em frequências: testes de hipóteses;

6. Comparação médias de duas ou mais populações: testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos;

7. Correlação e regressão linear simples e múltipla; 8. Breve introdução aos modelos de equações estruturais.

Datas

   Meses de janeiro e fevereiro de 2022